Pesquisa e atualização ortográfica: Iba Mendes (2017)
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A
janela estava aberta ao luar: porém, de uma grande amendoeira, que subia quase
apegada aos altos muros da casa, caíam sombras negras fazendo lavores imensos
no pano do caiamento, e assim, era numa grande mancha, preta como uma nuvem de
chuva, que a janela emoldurava-se, adquirindo as parecenças de um remendo
quadrilongo, de um tampo de fogo, sobre um pano de trevas. Uma cabecinha loira
despontou do ambiente luminoso, e rapidamente fechou-se. Ficou tudo no escuro
cá fora, a não ser a face dos corpos onde batia o luar. O murmurejo das ondas
ressoava como a escoar pelo chão.
O
regato achatava-se morno e quase invisível sob rijos golpes de sombra. Um corpo
alvo se encaminhava por ele acima, e ouvia-se o chape-chape dos pés.
A
intervalos, o corpo resplendia de luar.
Ao
depois, a janela abriu uma greta, como uma larga fita de fogo, e a fita fez-se
mais larga, e, em seguida, a modos que rasgou-se e desapareceu. Ficou tudo no
escuro outra vez, a não ser a face dos corpos onde batia o luar.
No
dia seguinte, a noite estava zangada. A lua, que ontem era a princesa de
pezinhos pequenos, hoje era a Maria Borralheira; tudo era cinza no seio do
luar; nem as lindas sombras negras e nem os colora-mentos mágicos porejando
encantos de poesia e saudosa tristeza. O céu queria chover, o céu queria
chorar, o céu queria mais proteger a virgem que lhe confidenciara na janela
aberta.
Virgem?!
Pois
quem é que não conhece na vila o velho Antônio Faraó? É aquele que habita no
sítio cheio de canaviais. Ele é o senhor da mulher loira que apareceu na
janela. É um homem sem mácula. Jesus, então, por que é que a janela não se
tornou a abrir? Pois aquilo não era a alegria dos raios da luz e a predileção
das sombras da amendoeira? A amendoeira? cortaram-na!
E
quem era aquele que subia a corrente fazendo chape-chape? Ele amava muito a
mulher loira. Um dia ela disse-lhe: — Quando vires a luz na minha janela, sobe
a amendoeira, e apega-te ao lençol que penderá da sacada.
E
ele viera; mas, quando tornou a desaparecer na corrente, fazendo chape-chape,
jurou a si que ali não voltava mais. "Tu me enganaste! dissera ele, ao
despedir-se dela. — Meu pai só planta em roçado novo. A capoeira é para se dar
aos cavalos."
"Não
compreendo" — respondera-lhe a amante. — E logo desatou a chorar.
O
homem tinha o coração de fogo, porém a decepção apagou. E ficou de gelo. Assim,
para nunca mais, desapareceu na corrente, fazendo chape-chape.
—
O velho Antônio Faraó quase endoideceu. A mulher loira botou-se a ele como uma
fera e disse-lhe:
—
"Desgraçado!"
E
calou-se. Não disse mais, porque estava toda cheia, desde o cérebro até ao
ventre. Caiu para trás, e pediu veneno, a ele — que pelo amor de Deus
matasse-a! Mas, neste ponto, ajoelhou-se, pôs as mãos, e pediu-lhe, cheia de
lágrimas, que a deixasse viva, porque, santo Deus, no seu corpo de mulher
palpitavam dois corações vivendo um da vida do outro.
Contudo,
era tremendo e feroz o olhar que ela flechava para o pai de seu filho. E achava
horrível a ideia dele, a de ter aberto a janela para a entrevista de um
inexperiente mancebo, com o fim de salvar a honra.
"E
então? blasfemara o velho, chacoteando, a remexer num saco de dinheiro — Porventura
José não é o pai de Jesus?..."
Hediondo!
E
os meses corriam, bem como as águas do riacho. Uma vez, vinha rompendo a
aurora, e foi a primeira vez que a janela se abriu, desde que o mancebo veio e
foi para nunca mais. Foi também a primeira vez que a mulher loira sorriu, desde
aquela cena com o Antônio Faraó. Agora ela podia morrer, porque os dois
corações que palpitavam no mesmo corpo se tinham separado: o seu filhinho
nascera! E foi por isso que o sorriso da mocidade reabriu-lhe os lábios secos
de mártir.
Mas
era preciso salvar-se a honra de Antônio Faraó. A mulher loira desmaiara num
frouxo de sangue. Nesse ínterim, desapareceu o seu filho. Ela acorda, ergue-se
pálida, grita por ele, e, acima de suas forças, corre à janela donde sentia-se
cheio o rosicler da aurora, se debruça, estira o pescoço, aflita...
Nas
praias do riacho cavava um homem, com a ponta de um facão, uma covinha onde se
poderia sepultar um botão de rosa.
Com
as suas praias lavadas, o riacho parecia um poço comprido e interminável,
manso, com uma correnteza que lhe esflorava apenas, e umas tremulações de
quando um líquido quer abrir a fervura; de modo que as ondulações eram antes
efeito de um ventozinho que a ameaçava engrossar. As águas, em si, aparentavam
uma quietude, uma pachorra admiráveis.
O
lugar, onde o homem cavara uma covinha, era sob o dossel de um bananedo. O sol,
no limbo de uma larga folha de tinhorão, avivava transparências, desenhava-lhe
velames como em fina cútis de moça, e projetava embrazinhas, que o vento movia
tremendo, para o pequeno cômoro que entupira a covinha onde sepultar-se-ia um
botão de rosa.
Por
cima do bosque o dia empoeirava deslumbramentos sem par. As flores se
destacavam nas polpas enormes da folhagem, e pareciam rir de inocência.
Mais
tarde caiu a chuva e o riacho encheu, subiu, trepou, até as moitas do bananedo.
Agora, mourejava nas areias do leito a ação de uma volumosa corrente,
improvisando cômoros e os desfazendo.
Nos
tapumes, ao passar entre as estacas, a água se abria como dedos, a espumar e a
marulhar. Escavava canais, espraiava e revolvia-se no polme do enxurro. A
superfície líquida não era mais uma casquinha de espelho que em seu seio
recebia um paraíso ideal pintado para debaixo do chão a golpes de sol e de
claridade.
O
turbilhão montava. E parecia um rio de lama, chicoteado pelos cordõezinhos da
chuva. Caía sobre a natureza uma zoada infernal.
O
sol, pé ante pé, rasgando uma brechinha entre as altas nuvens de repouso,
furava pelo dossel do bananedo e descia até ao lugar do cômoro que encobria a
covinha onde poder-se-ia sepultar um botão de rosa. "Nada. Aqui não está
coisa alguma." O sol falava consigo mesmo, gesticulando como um espião,
na pontinha dos pés, com um olhar tão vivo que abria transparências no limbo
das grandes folhas. Foi adiante.
O
riacho tomara juízo, recolhendo-se ao seu leito modesto e voltando à pacatez de
bom colega. Recebeu o sol com todas as cortesias. Acendeu rebrilhamentos à
tona, encheu-se de imagens que pareciam um paraíso debaixo do chão, mostrou que
tamanhamente amava aos seus amigos a ponto de conservar dentro de si o retrato
vivo do bananedo, e dos tinhorões verdes e púrpuros, e das touceiras de
borboletas, de tudo e de tomos, até do próprio céu que bem alto mora.
Porém
ambos se retraíram quando avistaram, passando o caule do coqueiro caído que
servia de ponte, a mulher loira que habitou a janela do castanheiro cortado. A
imagem caía de águas a fundo com a cabeça para baixo. Aqui o sol acendeu-se
mais, a fim de que o riacho gozasse da aparição, e pintasse grandes segredos, e
fartasse o peito nela toda. Ela passou e foi direitinha ao lugar onde vira o
homem cavando com um facão uma covinha onde poder-se-ia sepultar um botão de
rosa. E deu um grito, abugalhou os olhos, e caiu de joelhos, mãos postas para o
céu:
—
Ah! Ela olha para cima, o seu olhar se parece comigo, os seus cabelos são meus
irmãos. Implora para cima, é a mim que ela pede, porque aqui quem manda sou eu
— disse o sol, incandescendo raios de alegria.
—
O que ela quer sei eu, que vi tudo — respondeu o riacho. — E cochichou com o
sol, que se estendia sobre ele, num amplexo doirado.
Vamos,
protejamos a pobre mãe!
—
Mas olha, não vês tu aquele sujeito que atravessa a ponte e segue os mesmos
passos da mulher loira?
—
Que importa! Protejamos a pobre mãe! Ela é a judia cativa, tu és o Nilo, e eu
sou o grande Deus dos oprimidos! Anda! Revolve-te!
Sobre
a água estendiam-se natas de claridade trêmula ao fremor da corrente. Folhas
maduras do bananedo e tudo o mais de ao redor, como que era chupado para o
fundo, em perspectiva. E as águas em comoção pareciam de bronze doirado,
pareciam de seda furtiva entre verde e cor de fogo. E esse manto a modos que se
ia rasgando. O zéfiro soprava embalamentos doces na folhagem. O sol tremia
paternalmente. E num grande riso de luz e de marulhos, o riacho apresentou ao
sol, de repente, no chamalote encantador das águas, o corpo encantador de um
cupidozinho de espumas.
A
mulher soltou um grito alegremente desvairado e saltou para as águas. Porém não
pôde. O homem que, armado de um facão, abrira a covinha onde poder-se-ia
sepultar como um botão de rosa o corpozinho encantador de uma criança morta,
estava ali e agarrou-a.
Ela
ficou esbugalhando um olhar de pedra para a tumidez das águas. Ele também
olhava assim.
E
a corrente lhes parecia membrana viva de um animal, a modos que o lombo chato
de uma cobra que não acabava de passar, de uma cobra insinuante, fascinadora,
que hipnotiza.
Assim,
deslizava o riacho por entre a vegetação, como uma serpe. E ali, estava a
mulher loira tolhida pelo homem do facão, semelhante um jacaré sob as garras de
uma onça.
E
o cupidozinho foi, foi, foi, e sumiu-se nas águas onde quando a gente andava
fazia chape-chape.
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