2/11/2023

O exemplo (Fabulário), de Iba Mendes

 

O exemplo

Conta-se que um homem, tendo chegado à extrema velhice e necessitando de cuidados, foi morar com seu único filho. Este era casado com uma mulher muito exigente e sovina, com a qual tinha uma filhinha. 

Com o correr dos dias, a esposa passou a implicar com o pobre velho, e já não suportava mais sua presença, principalmente à mesa, pois o ancião com suas mãos trêmulas sempre deixava cair restos de comidas no chão, e não raras vezes quebrava pratos e xícaras.   

- Já não o suporto mais - disse um dia ao marido. - Só nessa semana já me quebrou dois pratos e três xícaras.  Você precisa fazer algo a respeito, pois do contrário vou embora pra casa de mamãe. 

O homem, que nutria de amores pela mulher, prometeu-lhe que mandaria o velho para um asilo. Naquele dia foi ao pai e disse-lhe: 

- Meu pai, o senhor precisa deixar essa casa. Minha mulher não o quer mais aqui.  Arranjei um lugarzinho na cidade, onde o senhor poderá viver em paz os restos de seus dias.  

O pobre idoso nada respondeu. Com os olhos lacrimejantes,  limitou a fazer-lhe um sinal positivo com a cabeça. 

Naquele dia, quando o casal se preparava para dormir, a filhinha chegou-se a eles e pediu-lhes: 

- Papai, queria ir com o senhor amanhã, para ver o lugar onde meu avozinho vai morar.  Será que a mamãe poderia ir também conosco? 

O pai não fez objeção ao pedido da menina.  No entanto, não via nenhuma razão para que a esposa os acompanhasse. A filha, no entanto, instou muito que queria a companhia da mãe. E acrescentou chorando: 

- Por favor, paizinho! 

O homem, intrigado com aquela insistência da menina,  perguntou-lhe: 

- Por que, filha, sua mãe deve ir também?

A garotinha, com voz firme, respondeu: 

- É que quero que vocês dois conheçam o lugarzinho onde viverão depois que ficarem velhinhos  como o vovô.  


---
Iba Mendes: Fabulário (fevereiro de 2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, críticas e outras coisas...