9/28/2017

O pároco da aldeia (Conto), de Marques de Carvalho


O pároco da aldeia

Pesquisa e atualização ortográfica: Iba Mendes (2017)

---

É a providência da pobre aldeia aquele jovem sacerdote de tez morena e olhar carinhoso como um conselho de Jesus.

A sua parca mesa está sempre às ordens dos mendigos, a sua porta aberta sempre aos viajantes, a sua boca incessantemente murmura consolações às pessoas que sofrem.

Muitas vezes, alta noite, vão chamá-lo para ministrar os socorros da religião a algum enfermo, em qualquer das aldeias que formam a serrana freguesia. Então, levanta-se às pressas, monta a cavalo e lá vai montanhas fora, a galope, ladeando tenebrosos precipícios, sob a chuva, tiritando de frio, impassível como um herói e contente consigo mesmo, sentindo-se alegre por ir cumprir um dos misteres que lhe impõe a sua profissão, tão bem compreendida por sua bela alma!

Nada o assusta, nada o intimida, pois tem a certeza de que todos aqueles montanheses simplórios amam-no sinceros e respeitam-lhe os conselhos de paz e bondade.

Quando começou o movimento abolicionista na Fortaleza, o reto sacerdote arvorou-se em defensor dos escravizados na sua modesta paróquia da serra de Baturité. Em poucos meses, graças a seus esforços e à ilimitada simpatia que a todos inspira, as aldeias sob o seu vicariato não tinham um ser cativo: todos eram iguais!

Quando sai de casa, encaminhando-se à pequena igreja, cuja torre branca de neve lança-se para o firmamento no alto de verdejante colina, as criancinhas, que brincam às portas das casas, acodem a beijar-lhe a mão e as mães saúdam-no respeitosas, balbuciando uma bênção...

Aos domingos, à prédica do Evangelho, vi-o, por diferentes ocasiões, fazer com a unção de sua palavra, que as lágrimas borbulhassem nos olhos dos assistentes. Domina-os a todos com o seu irrepreensível modo de viver, fertilíssimo em bons exemplos.

Nada possui: dá tudo aos necessitados, sem ostentação, naturalmente!

Ah! bendito sejas tu, Providência da pobre aldeia, ó caritativo sacerdote de tez morena e olhar carinhoso como um conselho de Jesus!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, críticas e outras coisas...