1/28/2023

A pedra no caminho (Lenda), por Iba Mendes

 

A pedra no caminho

Conta-se que havia numa aldeia um homem bastante rico e de um coração muito bondoso, de modo que nada deixava faltar ao seu povo, pois estava sempre disposto a ajudá-lo. Aos doentes ele providenciava médicos e remédios, aos famintos ele os enchia de mantimentos, aos injustiçados ele provia justiça, às crianças ele agraciava com brinquedos e livros. Enfim, todos podiam recorrer à sua imensa generosidade.

Porém, com o correr dos anos as pessoas ficaram muito acomodadas e não queriam mais trabalhar, sempre confiando na benevolência do nobre homem. Apenas um moço, filho de uma pobre viúva, continuava na sua faina de trabalhador, saindo cedo para a roça e retornando sempre ao crepúsculo da tarde.  

Numa noite de um luar esplêndido, o homem rico deixou sua cama e foi até o único caminho que dava entrada  para a aldeia.  Com muito esforço moveu uma pedra que havia ali próximo e a colocou bem no meio da estrada. Em seguida retirou-se, tomando o devido cuidado para que ninguém o visse.

Pela manhã foi o primeiro a levantar-se. Subiu até o terraço de sua grande mansão e de lá ficou a observar a reação dos moradores.

Uma mulher, que ia à missa, passou, olhou a pedra  e desviou-se resmungando:

-  Porcaria!

Um homem, que vinha da casa de uns parentes, passou, olhou a pedra e a rodeou dizendo:

- Que coisa desagradável!

Logo depois passou um rapaz, olhou também a pedra que estorvava a passagem e disse para si:

- Que maçada! Por mim fica aí pra sempre.

Perto do meio-dia passaram dois homens que vinham de uma outra aldeia. Pararam, olharam a pedra por alguns momentos, mas logo a contornaram e seguiram viagem.

Ao fim da tarde, o filho da viúva, que havia dormido fora, passou, parou, olhou bem a pedra e disse:

- Que coisa! Esta pedra não pode ficar aqui. Tenho que movê-la, pois vai atrapalhar a passagem das pessoas.

Dizendo isso, arregaçou as mangas e após muitas tentativas conseguiu por fim demovê-la do caminho.  Porém, grande foi seu espanto ao ver soterrado debaixo dela um enorme baú de metal, sobre o qual estava escrito em tinta dourada: "Todo este ouro pertencerá a quem tirar a pedra do caminho".

O bom homem, que assistia a cena de sua casa, ficou muito feliz com o empenho do moço. Esse, por sua vez,  ficou muito rico e continuou benevolente para com todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, críticas e outras coisas...