11/11/2017

Consequências do Protocolo (Conto), de Humberto de Campos


Consequências do Protocolo

Pesquisa e atualização ortográfica: Iba Mendes (2017)

---
A vida boêmia levada no Rio de janeiro por Sua Majestade o Rei Alberto não tem sido um obstáculo, apenas, à prática do protocolo organizado pelo Sr. Ministro das Relações Exteriores. Homem simples, democrata, identificado com as camadas populares do seu reino, o monarca dos belgas tem revolucionado as praxes aristocráticas estabelecidas pelo governo, e influído, mesmo, nas nossas relações internacionais.

Ainda ontem chegou ao Itamarati, oficialmente, a notícia dessa influência, que se foi refletir, de modo lamentável, fora do continente. Como toda gente sabe, era pensamento do Sr. Dr. Antônio José de Almeida, ilustre Presidente da República Portuguesa, vir ao Brasil, pagando, assim, em nome dos seus concidadãos, a visita que lhe fez, de regresso da França, o Sr. Dr. Epitácio Pessoa. Com a iniciativa de Sua Majestade o Rei da Bélgica, vindo ao Rio de janeiro, mais se acentuou no eminente estadista português o desejo de visitar-nos, e de tal forma que, há três dias recebia o Sr. Dr. Duarte Leite, embaixador de Portugal, um telegrama do seu governo, indagando qual havia sido aqui, o protocolo a que se submetera o rei Alberto. Solícito, o notável diplomata respondeu, de pronto, como era do seu dever.

— "No primeiro dia — explicou sua excelência, em telegrama, — o Rei visitou o Presidente da República, e jantou em palácio; no segundo, tomou banho na praia de Copacabana, e visitou o Congresso; no terceiro, recebeu a sociedade brasileira, e tomou banho em Copacabana; no quarto, tomou banho em Copacabana, e passou em revista as tropas de terra e mar; no quinto, recebeu as saudações das associações literárias e científicas, e tomou banho em Copacabana. E assim por diante."

A resposta do Presidente de Portugal não se fez esperar. Vinte e quatro horas depois recebia o Dr. Duarte Leite o seguinte telegrama do Dr. Antônio José de Almeida:

— "Impossibilitado satisfazer exigências protocolo, desmanchei viagem".


O governo brasileiro foi informado, realmente, de que o Sr. Dr. Antônio José de Almeida tem andado com febres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, críticas e outras coisas...