2/03/2019

O fim de todas as flores (Conto), de Iba Mendes


O FIM DE TODAS AS FLORES 

Rosa era seu nome.

Morava na última casa de uma estreita rua da periferia de uma pequena cidade. Vivia sozinha com a mãe, viúva desde os quarenta anos de um vendedor de flores, com o qual se casara contra a vontade dos pais e com quem tivera esta única filha.

A moça, embora de uma simplicidade agreste, chamava a atenção por suas formas perfeitas, pela extrema delicadeza com que tratava a todos e, principalmente, por seu peculiar gosto no cultivo de flores. Sua casa era como um pequeno jardim, onde acácias, anêmonas, cravos, azaleias, lírios, begônias, violetas, orquídeas, margaridas e rosas, pareciam concorrer com sua própria beleza.

"Ah, quantas flores!" diziam as mulheres.

"Ah, que flor maravilhosa!" ecoavam os homens.

No outro extremo desta mesma cidade viviam dois belos e felizes rapazes, ambos filhos de prósperos comerciantes, ambos de igual idade e estudantes de Biologia na mesma Universidade. Eram amigos desde a infância, morando um e outro na mesma praça, onde cresceram juntos e onde conheceram Rosa, uma das muitas vendedoras da famosa Feira das Flores, evento muito conhecido na cidade e que atraía a presença de muita gente importante de toda aquela região.

"Ah, que flor mais bela!" galanteou um.

"Ah, que flor mais linda!" emendou o outro.

Trocaram olhares, palavras e gracejos. Enamoram-se ambos dela com igual fervor.

A amizade entre os dois moços era aquela que resiste aos anos e da qual se pode dizer que apenas a morte tem o poder de separar. Um era como se fosse a extensão do outro, tal era a natureza do vínculo afetivo que os unia. Se fossem irmãos, diriam que provieram da divisão de um mesmo óvulo fecundado.

A moça manifestou-lhes gratidão e os convidou a voltarem outras vezes. E ainda acharam tempo para falar sobre flores, plantas e outros assuntos do ramo da botânica. É claro que retornariam, garantiram entusiasmados.

A partir daí as visitas tornaram-se frequentes, e a amizade entre eles criou raiz, cresceu e floresceu como as próprias flores. Da amizade frutificou também o amor, e deste rebentou os espinhos, que fez sangrar os corações dos dois mancebos, os quais disputavam agora a mesma flor, a mais bela flor, Rosa, a vendedora de flores. A mútua afeição, outrora tão cultivada entre eles, perdeu o viço, a cor e o brilho... Murchou enfim... De amigos floridos, inimigos desfolhados.

Ela então se viu ferida entre abrolhos. Cultivava o amor de um, mas não queria magoar o coração do outro. Confusa, deixou-se irrigar de tristeza. Com o decorrer dos dias desistiu das flores e foi vender perfumes. A casa, que dantes exalava os finíssimos aromas das flores, agora cheirava a Natura.

"Que fim levaram todas as flores?" perguntava a mãe.

"Que se passava com a linda Flor?" indagavam os vizinhos, os amigos... perguntavam todos.

Triste, recolhia-se ela ao seu quarto sem flores, onde lágrimas caíam-lhe dos olhos como pétalas que se precipitam no chão na melancolia do outono...

Num dia desses de lágrimas, recebeu ela a súbita visita de um dos rapazes, aquele a quem amava e por quem queria ligar-se para toda a vida. Este declarou-lhe amor eterno e lhe trouxe de presente um colar de diamante que comprara na Europa. Ela recusou o mimo e pediu-lhe que a poupasse de mais tristezas; ele foi-se com o coração ferido...

O tempo passava depressa e não desabrochava nela a alegria de viver. Recolhida outra vez em seu quarto triste e sem flores, visitou-a o outro numa dessas mesmas tardes de lágrimas. Este também lhe declarou amor eterno e lhe trouxe de presente uma flor, uma exuberante rosa vermelha. Neste instante os olhos dela brilharam como a aurora de um majestoso verão, as suas mãos tremeram, o seu coração disparou e os seus lábios tocaram os lábios dele. Então se amaram e construíram um belo jardim, e plantaram flores, e colheram flores, e venderam flores e foram por fim cobertos com flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, críticas e outras coisas...