Andam todos em nossa terra por tal
forma estonteados com as proezas infernais dos belacíssimos “vons” alemães, que
não sobram olhos para enxergar males caseiros.
Venha, pois, uma voz do sertão dizer
às gentes da cidade que se lá fora o fogo da guerra lavra implacável, fogo não menos
destruidor devasta nossas matas, com furor não menos germânico.
Em agosto, por força do excessivo
prolongamento do inverno, “von Fogo” lambeu montes e vales, sem um momento de tréguas,
durante o mês inteiro.
Vieram em começos de setembro chuvinhas
de apagar poeira e, breve, novo “verão de sol” se estirou por outubro adentro, dando
azo a que se torrasse tudo quanto escapara à sanha de agosto.
A serra da Mantiqueira ardeu como
ardem aldeias na Europa, e é hoje um cinzeiro imenso, entremeado aqui e acolá de
manchas de verdura — as restingas úmidas, as grotas frias, as nesgas salvas a tempo
pela cautela dos aceiros. Tudo mais é crepe negro.
À hora em que escrevemos, fins de
outubro, chove. Mas que chuva cainha! Que miséria d’água! Enquanto caem do céu pingos
homeopáticos, medidos a conta-gotas, o fogo, amortecido mas não dominado, amoita-se
insidioso nas piúcas, a fumegar imperceptivelmente, pronto para rebentar em chamas
mal se limpe o céu e o sol lhe dê a mão.
Preocupa à nossa gente civilizada
o conhecer em quanto fica na Europa por dia, em francos e cêntimos, um soldado em
guerra; mas ninguém cuida de calcular os prejuízos de toda sorte advindos de uma
assombrosa queima destas. As velhas camadas de húmus destruídas; os sais preciosos
que, breve, as enxurradas deitarão fora, rio abaixo, via oceano; o rejuvenescimento
florestal do solo paralisado e retrogradado; a destruição das aves silvestres e
o possível advento de pragas insetiformes; a alteração para pior do clima com a
agravação crescente das secas; os vedos e aramados perdidos; o gado morto ou depreciado
pela falta de pastos; as cento e um particularidades que dizem respeito a esta ou
aquela zona e, dentro delas, a esta ou aquela “situação” agrícola.
Isto, bem somado, daria algarismos
de apavorar; infelizmente no Brasil subtrai-se; somar ninguém soma...
É peculiar de agosto, e típica, esta
desastrosa queima de matas; nunca, porém, assumiu tamanha violência, nem alcançou
tal extensão, como neste tortíssimo 1914 que, benza-o Deus, parece aparentado de
perto com o célebre ano 1.000 de macabra memória. Tudo nele culmina, vai logo às
do cabo, sem conta nem medida. As queimas não fugiram à regra.
Razão sobeja para, desta feita, encararmos
a sério o problema. Do contrário a Mantiqueira será em pouco tempo toda um sapezeiro
sem fim, erisipelado de samambaias — esses dois términos à uberdade das terras montanhosas.
Qual a causa da renitente calamidade?
É mister um rodeio para chegar lá.
A nossa montanha é vítima de um parasita,
um piolho da terra, peculiar ao solo brasileiro como o Argas o é aos galinheiros
ou o Sarcoptes mutans à perna das aves domésticas. Poderíamos, analogicamente, classificá-lo
entre as variedades do Porrigo decalvans, o parasita do couro cabeludo produtor
da “pelada”, pois que onde ele assiste se vai despojando a terra de sua coma vegetal
até cair em morna decrepitude, nua e descalvada. Em quatro anos a mais ubertosa
região se despe dos jequitibás magníficos e das perobeiras milenárias — seu orgulho
e grandeza, para, em achincalhe crescente, cair em capoeira, passar desta à humildade
da vassourinha e, descendo sempre, encruar definitivamente na desdita do sapezeiro
— sua tortura e vergonha.
Este funesto parasita da terra é o
CABOCLO, espécie de homem baldio, seminômade, inadaptável à civilização, mas que
vive à beira dela na penumbra das zonas fronteiriças. À medida que o progresso vem
chegando com a via férrea, o italiano, o arado, a valorização da propriedade, vai
ele refugindo em silêncio, com o seu cachorro, o seu pilão, a pica-pau e o isqueiro,
de modo a sempre conservar-se fronteiriço, mudo e sorna. Encoscorado numa rotina
de pedra, recua para não adaptar-se.
É de vê-lo surgir a um sítio novo
para nele armar a sua arapuca de “agregado”; nômade por força de vagos atavismos,
não se liga à terra, como o campônio europeu: “agrega-se”, tal qual o Sarcoptes,
pelo tempo necessário à completa sucção da seiva convizinha; feito o que, salta
para diante com a mesma bagagem com que ali chegou.
Vem de um sapezeiro para criar outro.
Coexistem em íntima simbiose: sapé e caboclo são vidas associadas. Este inventou
aquele e lhe dilata os domínios; em troca o sapé lhe cobre a choça e lhe fornece
fachos para queimar a colmeia das pobres abelhas.
Chegam silenciosamente, ele e a “sarcopta”
fêmea, esta com um filhote no útero, outro ao peito, outro de sete anos à ourela
da saia — este já de pitinho na boca e faca à cinta. Completam o rancho um cachorro
sarnento — Brinquinho, a foice, a enxada, a pica-pau, o pilãozinho de sal, a panela
de barro, um santo encardido, três galinhas pevas e um galo índio. Com estes simples
ingredientes, o fazedor de sapezeiros perpetua a espécie e a obra de esterilização
iniciada com os remotíssimos avós.
Acampam.
Em três dias uma choça, que por eufemismo
chamam casa, brota da terra como um urupê. Tiram tudo do lugar, os esteios, os caibros,
as ripas, os barrotes, o cipó que os liga, o barro das paredes e a palha do teto.
Tão íntima é a comunhão dessas palhoças com a terra local, que dariam ideia de coisa
nascida do chão por obra espontânea da natureza — se a natureza fosse capaz de criar
coisas tão feias.
Barreada a casa, pendurado o santo,
está lavrada a sentença de morte daquela paragem.
Começam as requisições. Com a pica-pau
o caboclo limpa a floresta das aves incautas. Pólvora e chumbo adquire-os vendendo
palmitos no povoado vizinho. É este um traço curioso da vida do caboclo e explica
o seu largo dispêndio de pólvora; quando o palmito escasseia, rareiam os tiros,
só a caça grande merecendo sua carga de chumbo; se o palmital se extingue, exultam
as pacas: está encerrada a estação venatória.
Depois ataca a floresta. Roça e derruba,
não perdoando ao mais belo pau. Árvores diante de cuja majestosa beleza Ruskin choraria
de comoção, ele as derriba, impassível, para extrair um mel-de-pau escondido num
oco.
Pronto o roçado, e chegado o tempo
da queima, entra em funções o isqueiro. Mas aqui o Sarcoptes se faz raposa. Como
não ignora que a lei impõe aos roçados um aceiro de dimensões suficientes à circunscrição
do fogo, urde traças para iludir a lei, cocando destarte a insigne preguiça e a
velha malignidade.
Foi neste momento que o viu o poeta:
Cisma o caboclo à porta da cabana.
Cisma, de fato, não devaneios líricos,
mas jeitos de transgredir as posturas com a responsabilidade a salvo. E consegue-o.
Arranja sempre um álibi demonstrativo de que não esteve lá no dia do fogo.
Onze horas.
O sol quase a pino queima como chama.
Um Sarcoptes anda por ali, ressabiado. Minutos após crepita a labareda inicial,
medrosa, numa touça mais seca; oscila incerta; ondeia ao vento; mas logo encorpa,
cresce, avulta, tumultua infrene e, senhora do campo, estruge fragorosa com infernal
violência, devorando as tranqueiras, estorricando as mais altas frondes, despejando
para o céu golfões de fumo estrelejado de faíscas.
É o fogo de mato!
E como não o detém nenhum aceiro,
esse fogo invade a floresta e caminha por ela adentro, ora frouxo, nas capetingas
ralas, ora maciço, aos estouros, nas moitas de taquaruçu; caminha sem tréguas, moroso
e tíbio quando a noite fecha, insolente se o sol o ajuda.
E vai galgando montes em arrancadas
furiosas, ou descendo encostas a passo lento e traiçoeiro até que o detenha a barragem
natural dum rio, estrada ou grota noruega.
Barrado, inflete para os flancos,
ladeia o obstáculo, deixa-o para trás, esgueira-se para os lados — e lá continua
o abrasamento implacável. Amordaçado por uma chuva repentina, alapa-se nas piúcas,
quieto e invisível, para no dia seguinte, ao esquentar do sol, prosseguir na faina
carbonizante.
Quem foi o incendiário? Donde partiu
o fogo? Indaga-se, descobre-se o Nero: é um urumbeva qualquer, de barba rala, amoitado
num litro de terra litigiosa.
E agora? Que fazer? Processá-lo?
Não há recurso legal contra ele. A
única pena possível, barata, fácil e já estabelecida como praxe, é “tocá-lo”.
Curioso este preceito: “Ao caboclo,
toca-se”. Toca-se, como se toca um cachorro importuno, ou uma galinha que vareja
pela sala. E tão afeito anda ele a isso, que é comum ouvi-lo dizer: “Se eu fizer
tal coisa o senhor não me toca?”.
Justiça sumária — que não pune, entretanto,
dado o nomadismo do paciente.
Enquanto a mata arde, o caboclo regala-se.
— Eta fogo bonito!
No vazio de sua vida semisselvagem,
em que os incidentes são um jacu abatido, uma paca fisgada na água ou o filho novimensal,
a queimada é o grande espetáculo do ano, supremo regalo dos olhos e dos ouvidos.
Entrado setembro, começo das “águas”,
o caboclo planta na terra em cinzas um bocado de milho, feijão e arroz; mas o valor
da sua produção é nenhum diante dos males que para preparar uma quarta de chão ele
semeou.
O caboclo é uma quantidade negativa.
Tala cinquenta alqueires de terra para extrair deles o com que passar fome e frio
durante o ano. Calcula as sementeiras pelo máximo da sua resistência às privações.
Nem mais, nem menos. “Dando para passar fome”, sem virem a morrer disso, ele, a
mulher e o cachorro — está tudo muito bem; assim fez o pai, o avô; assim fará a
prole empanzinada que naquele momento brinca nua no terreiro.
Quando se exaure a terra, o agregado
muda de sítio. No lugar fica a tapera e o sapezeiro. Um ano que passe e só este
atestará a sua estada ali; o mais se apaga como por encanto. A terra reabsorve os
frágeis materiais da choça e, como nem sequer uma laranjeira ele plantou, nada mais
lembra a passagem por ali de Manoel Peroba, de Chico Marimbondo, de Jeca Tatu ou
outros sons ignaros, de dolorosa memória para a natureza circunvizinha.
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Transcrição e atualização ortográfica: Iba Mendes (2018)
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