11/24/2018

A fila (Conto), de Iba Mendes


A FILA 

Estava impaciente e visivelmente nervoso. Há duas horas velava na sala sem qualquer expectativa de ser atendido. Um cartaz afixado próximo ao local alertava que o atendimento estava suspenso por dificuldades técnicas, acrescentando, ainda, que não havia previsão para seu restabelecimento.

Levantou-se ansioso e trêmulo de raiva... Andou de um lado para outro... Balbuciou alguns palavrões... Por alguns instantes teve ímpetos de ir embora e desistir de tudo. Logo, porém, lembrou-se das dívidas, do aluguel atrasado, da cláusula quinta do Contrato... Então resignou-se à própria sorte, sentou-se outra vez e enfronhou-se num silêncio triste e sufocado.

Assim permaneceu durante algum tempo, taciturno e imerso em si mesmo. De repente, ergueu-se de súbito, olhou em volta de si e deu alguns passos em direção à porta, ficando estacionado diante dela por alguns minutos, mirando-a com um olhar desesperado, como se quisesse abri-la e sair em disparada pela rua à fora. Andou mais um pouco e, bruscamente, parou rente à parede, de onde passou a observar as pessoas ao seu redor, uma a uma, fixando seu olhar numa mulher que, como tantos outros que ali estavam, também recebera uma senha e aguardava sua vez para ser chamada.

Era uma senhora alta e um pouco gorda, aparentando mais de quarenta anos da idade, cujo semblante fazia transparecer uma mescla de cansaço e desespero, aspecto este que lhe chamou atenção, pois era como se fosse o retrato fiel de sua própria alma cativa e angustiada.

Esta aparente correlação de sentimentos entre ele e a estranha, amimou-o a ir ter com ela, a fim de puxar conversa, afinal, pensou em sua mente perturbada, nada tinha a perder e, ademais, seria uma maneira assaz interessante de ajudar a passar o tempo já tão tedioso.

Cautelosamente aproximou-se dela sem dizer uma só palavra, e assim esteve durante alguns minutos, quando, enfim, rompeu o silêncio, perguntando-lhe se jazia no local desde o início do expediente, ao que ela respondeu que sim, que fora a segunda pessoa a chegar, que se encontrava ali desde as quatro horas da manhã, que não entendia porque demorava tanto para ser atendida, e suspirou impaciente, o que se fez notar pela aspereza e palidez do seu rosto triste e fatigado. Ele, por sua vez, disse que, não fora a necessidade, já teria ido embora há tempo, pois não suportava esperas, e só por isso é que se submetia a tão degradante aviltamento.

— É um absurdo! exclamou com a voz transtornada, completando num tom de desabafo: — pagamos nossos impostos, cumprimos nossos deveres, obedecemos às leis constituídas, mas quando precisamos deles nos tratam como bichos sem qualquer dignidade.

Ela concordou com tudo, e ainda culpou a burocracia, a incompetência dos políticos, a falta de respeito pelo cidadão etc.

As ideias e as palavras iam assim entre o desabafo dele e a indignação dela, quando repentinamente foram interrompidos por um homem de estatura mediana, pálido, barba por fazer e trajando roupa própria da repartição, o qual anunciou com voz seca e dura que o expediente se encerraria naquele momento, justificando que a medida se devia ao problema de ordem técnica, o qual impossibilitava a continuidade do atendimento.

Por um instante o ambiente fora tomado por exasperações de vozes, xingamentos e ameaças. Acuado e todo trêmulo, o empregado correu por um corredor escuro, e dali adentrou numa pequena sala, onde permaneceu trancafiado até cerrarem as portas do recinto.

Lá fora, o grupo dispersou-se rapidamente. Ele e ela, porém, pareciam dispostos a não arredar o pé do local. Não iriam sair dali enquanto não fossem atendidos e, caso necessário, vociferavam nervosos, pernoitariam por lá até o dia seguinte.

Veio a noite, correram as horas e ambos se conservavam sentados num velho banco da praça, um ao lado do outro, num silêncio confuso e prolongado. Em certo momento, já no limiar da madrugada, como se já se amassem em outros tempos, fixaram os olhares entre si e sentiram um breve tremor de artérias. Então se deram as mãos, as bocas confusas tocaram-se entre batalhas de veias e reboliços de ancas, culminando numa estranha sensação de sono e delírio.

Quando acordaram pelo romper da manhã, estavam tão juntinhos que pareciam pegados. Ergueram-se num salto desesperado ante os olhares curiosos de uma fileira de gente que se retorcia como cobra e que se perdia de vista no resplendor da aurora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, críticas e outras coisas...