Era no paraíso e Deus estava
contente. Tinha criado a luz, as estrelas, o ar, a água e por fim criou a Vida,
semeando-a sob milhares de formas por cima da terra fresquinha e nua. E esfervilhou
de viventes o orbe, aqui bactéria e mastodonte, ali musgo e baobá, além craca e
baleia — a suma variedade de aspectos dentro da perfeita unidade de plano.
E Deus, que achara aquilo bom, deliberou
consolidar sua obra de vida per secula seculorum
com o invento da Fome e do Amor, dois apetites tremendos engastados no âmago das
criaturas à guisa de moto-contínuo da Perpetuação. E cofiando a imensa barba branca,
velha como o Tempo, lançou a palavra mágica que tudo move e tudo explica:
— Comei-vos uns aos outros e nos intervalos
amai!
Em seguida elaborou para regência
da animalidade o Código da Sabedoria Ingênita.
Não deu esse nome ao Código, visto
como, no começo, não existindo homem, não existiam nomes.
— Não existindo homens?...
Sim, o homem não estava nos planos
do Criador. Esta revelação mirífica, que ainda há de roer pelos alicerces as caducas
verdades oficiais (e talvez me conquiste o prêmio Nobel), está ansiosinha por me
fugir da pena. Que fuja, que se espoje no espírito do leitor. Adeus, filha!...
Não era escrito esse Código. Lei escrita
vale por pura invenção humana — donde a rapidez com que envelhecem os códigos humanos
e as humanas leis. Escrever é fixar e fixar é matar. Perpétuo movimento, a vida
é infixa. Entretanto, se o não escreveu, foi além Jeová: impregnou com ele cada
uma das criaturas recém-formadas, de modo que ao nascer já viessem ricas da sabedoria
infusa e agissem automaticamente de acordo com os imutáveis preceitos da lei natural.
Este saber sem aprender receberia
do homem o nome de Intuição, assim como o Código Ingênito receberia o nome de Instinto.
Os futuros homens se caracterizariam pelo vezo de dar nome às coisas, gozando-se
da fama de sábios os que com maior entono e mais pomposamente as nomeassem. Grande
doutor, o que tomasse o pulso a um doente, lhe espiasse a língua e gravibundo dissesse,
tirando do nariz os óculos de ouro: polinevrite
metabólica; e, grande mestre, o que apontasse o dedo para um grupo de estrelas
e declarasse com voz firme: constelação do
Centauro. Doença e estrelas, com ou sem nome, seguiriam o seu curso prefixo
— mas nada de louvores ao médico que apenas dissesse: doença, ou ao mestre que humilde
murmurasse: astros. Paga ou louvor não
os teria o ignorante, isto é, o homem que não sabe nomes. Viva o nome!
Assim, inoculou Deus em todos os seres
a sabedoria da vida e pô-los no orbe como notas cromáticas do pot-pourri sinfônico de cuja audição integral
somente os seus ouvidos gozariam o privilégio.
E Deus achou que estava ótimo.
Grandes coisas tinha feito. A gravitação
dos mundos era jogo de movimentos que mais tarde derrubaria o queixo a Newton —
mas não passava de mecânica pura.
A concepção do éter, da luz, do calor,
assombrosas invenções eram — mas mecânica fria.
O bonito fora a criação da Vida, porque,
obra de arte das mais autênticas, só ela dava medida completa dos imensos recursos
do alto engenho de Deus.
Quanta afinação no tumulto aparente!
A bactéria às voltas com o mastodonte, o musgo em simbiose com o baobá, a craca
aparasitada à baleia...
Vida em vida, vida devorando vida,
vida sobrepondo-se à vida, vida criando vida... O perpétuo ressoar dos uivos de
cólera, berros de dor, guinchos de alegria, gemidos de gozo sonorizando o perpétuo
agitar-se das formas — voo de ave, arranque de tigre, coleio de serpe, rabanar de
peixe, tocaiar de sáurio...
Tão pitoresca saiu a ópera VIDA que
o Sumo Esteta a elegeu para recreio de sua Eterna Displicência. E, debruçado na
amplidão, as longas barbas dispersas ao vento, o contemplativo Jeová antecipou a
figura do sábio que no fundo dos laboratórios cisma sobre o microscópio.
Ora, pois, certo dia de estuporante
mormaço, um casal de chimpanzés dormitava beatificamente no esgalho de enorme embaúba.
Digeriam as bananas comidas e prelibavam, risonhos, as bananas da manhã seguinte.
Eram chimpanzés como os demais, sábios
de sabedoria inculcada pelo Eterno, e bem-comportadinhas notas da ópera paradisíaca.
Mas Éolo suspirou no seu antro e um
forte pé de vento deu, que vascolejou com frenesi a árvore e fez o chimpanzé macho,
perdido o equilíbrio, precipitar-se de ponta-cabeça ao chão.
Seria aquilo um tombo como qualquer
outro, sem consequências funestas, se a malícia da serpente não houvesse colocado
ao pé da embaúba uma grande laje, na qual se chocou o crânio do infeliz desarvorado.
Perdeu os sentidos o macaco; e a macaca,
presa de grande aflição, pulou incontinenti a socorrê-lo. Rondou-lhe em torno aos
guinchos, soprou-lhe nos olhos, amimou-o, beliscou-lhe as carnes insensíveis e,
por fim, convencida de que estava bem morto, deu de ombros, já com a ideia na escolha
de quem lhe consolasse a viuvez.
Mas não morrera o raio do chimpanzé.
Minutos depois entreabria os olhos, piscava sete vezes e levava as mãos à fronte,
significando que lhe doía.
Neste comenos funga no juncal próximo
um tigre. Desde o Paraíso que os tigres “adoram” os macacos, como desde o Paraíso
que os macacos arrenegam dos tigres. Em virtude de tal divergência, a fungadela
felina valeu por frasco de amoníaco nas ventas do contuso. Pôs-se de pé, inda tonto
e, ajudado da companheira, marinhou embaúba acima, rumo ao galho de pouso, onde,
a bom recato, pudesse distrair a dor de cabeça com a linda cena que é um tigre faminto
à caça de bicho que não seja chimpanzé.
Desde essa desastrada queda nunca
mais funcionou normalmente o cérebro do pobre macaco. Doíam-lhe os miolos, e ele
queixava-se de vágados e de estranho mal-estar.
É que sofrera seriíssima lesão.
Digo isto porque sou homem e sei dar
nomes aos bois; homem ignorante, porém, não vou mais longe, nem ponho nome grego
à lesão. Afirmo apenas que era lesão, certo de que me entendem os meus incontáveis
colegas em ignorância nomenclativa.
Lesão grave, gravíssima, e de resultados
imprevisíveis à própria presciência de Jeová.
A Bíblia já tratou do assunto; de
modo simbólico, entretanto, fugindo de tomar a Queda ao pé da letra. Moisés, redator
do Gênesis, tinha veleidades poéticas — mas não previra Darwin, nem a força do prêmio
Nobel como áureo pai de grandes descobertas. Moisés poetizou... Fez um Adão, uma
Eva, uma serpente e um pomo, que certos exegetas declaram ser a maçã, e outros,
a banana. Compôs assim uma peça com a mestria consciente de Edgar Poe ao carpinteirar
O corvo, mas sem deixar, como Poe, um
estudo da psicologia da composição, onde demonstrasse que fez aquilo por a + b e com bem estudada pontaria. E foi
pena! Quanto papel, tinta e sangue tal esclarecimento não pouparia à humanidade,
sempre rixenta na interpretação dos textos bíblicos!
Vem daí que é o Gênesis uma peça de
fina psicologia, e por igual penetrante nas cabeças duras e nas dos Pascais, permeabilíssimas;
o que escasseia ao Gênesis é acordo com a verdade dos fatos. Essa verdade, mais
preciosa que o diamante Cullinan, eu a achei sob o montão de cascalho das hipóteses
e sem nenhum alarde aqui a estampo de graça. Já é ser generoso! Tenho nas unhas
a verdade das verdades e não requeiro do Congresso um prêmio de cinquenta contos!
Contento-me com um apenas...
A partir da Queda, o nosso macaco
entrou a mudar de gênio. Sua cabeça perdeu o frescor da antiga despreocupação e
deu de elaborar uns mostrengozinhos, informes, aos quais, com alguma licença, caberia
o nome de ideias.
Vacilava, ele que nunca vacilara e
sempre agira com os soberbos impulsos do automatismo. Entre duas bananas pateteava
na escolha tomado de incompreensíveis indecisões — e por vezes perdeu ambas, iludido
por monos de bote pronto que não vacilavam nem escolhiam.
Para galgar de um ramo a outro calculava
agora não só a distância como a força do salto — e errava, ele que antes da lesão
nunca errara pulo.
Até em suas relações sentimentais
com a velha companheira o chimpanzé variou. Ganho de malsãs curiosidades, examinava
as outras macacas do bando, comparava-as à sua e cometia o pecado de desejar a macaca
do próximo.
Como também claudicasse na escolha
das frutas, comeu diversas impróprias à alimentação símia, daí provindo as primeiras
perturbações gastrointestinais observadas na higidez do Paraíso — enterites, colites,
disenteria ou o que seja.
Quando iam águias pelo céu, punha-se
a contemplar os seus harmoniosos voos, com vagos anseios nas tripas e muito desejo
na alma de ser águia. Era a inveja a nascer, má cuscuta que vicejaria luxuriantemente
na execrável descendência desse mono. Invejou as aves que dormiam em ninho fofo
e os animais que moravam em boas tocas de pedra. Abandonou o viver em árvore, prescrito
para os da sua laia pelo Código Ingênito, e deu de andar sobre a terra de pé sobre
as patas traseiras, com as dianteiras — futuras mãos — ocupadas em construir ninho,
como os via fazer às perdizes, ou toca, como as tem o tatu.
E sempre nervoso e inquieto, e descontente
com a ordem das coisas estabelecida no Éden, imaginava mudanças e “melhoramentos”.
E variava e tresvariava, e malucava, arrastando consigo a pobre companheira que,
sem nada compreender de tudo aquilo, em tudo o imitava passivamente, dócil e meiga.
Aconteceu o que tinha de acontecer.
A admirável disciplina reinante no Éden viu-se logo perturbada pelo estranho proceder
do macaco, advindo daí murmurações e por fim queixas a Jeová. E tais e tantas foram
as queixas, que o Sumo, zangado com a nota desafinadora da sua música divina, ordenou
ao anjo Gabriel que pusesse no olho da rua o sustenido anárquico.
Até esse ponto vai certo Moisés. Onde
começa a fazer poesia é daí por diante. De fato, Jeová ordenou a expulsão do rebelde
e são Gabriel deu para executá-la os primeiros passos. A curiosidade, porém, que
dizem feminina mas aqui se vê que é divina, fez o Criador reconsiderar.
— Suspende, Gabriel! Estou curioso
de ver até que extremos irá o desarranjo mental do meu macaco.
Era Gabriel o Sarrazani daquele jardim zoológico e, graças
ao convívio com o Eterno, adquirira alguma coisa da divina presciência. Assim foi
que objetou:
— Vossa Eternidade me perdoe, mas
se lá deixamos o trapalhão aquilo vira em “humanidade”...
— Sei disso — retorquiu o Soberano
Senhor de todas as coisas. — A lesão do cérebro do meu macaco põe-no à margem da
minha Lei Natural e fá-lo-á discrepar da harmonia estabelecida. Nascerá nele uma
doença, que seus descendentes, cheios de orgulho, chamarão inteligência — e que,
ai deles! lhes será funestíssima. Esse mal, oriundo da Queda, transmitir-se-á de
pais a filhos — e crescerá sempre, e terrivelmente influirá sobre a terra, modificando-lhe
a superfície de maneira muito curiosa. E, deslumbrados por ela, os homens ter-se-ão
na conta de criaturas privilegiadas, entes à parte no universo, e olharão com desprezo
para o restante da animalidade. E será assim até que um senhor Darwin surja e prove
a verdadeira origem do Homo sapiens...
— ?!
— Sim. Eles nomear-se-ão Homo sapiens apesar do teu sorriso, Gabriel,
e ter-se-ão como feitos por mim de um barro especial e à minha imagem e semelhança.
— ?!!
— Os demais chimpanzés permanecerão
como eu os criei; só o ramo agora a iniciar-se com a prole do lesado é que se destina
a sofrer a diferenciação mórbida, cuja resultante será cair o governo da terra nas
unhas de um bicho que não previ.
— ?!!!
— Essa inteligência se caracterizará
pela ânsia de ver-me através das coisas, e para que bem a compreendas, Gabriel,
te direi que será como asas sem ave, luz sem sol, dedos sem pés...
Gabriel não compreendeu coisa nenhuma
da longa definição de Jeová — e como sucederia o mesmo com os meus leitores, interrompo-a
nos dedos sem pés. Até aí ainda a percepção é possível; mas no ponto em que Jeová
lhe assinalou a essência última, nem Einstein pescaria um x...
Vendo o ar aparvalhado de Gabriel,
o Criador pulou da metagênese abaixo e falou fisicamente.
— Essa inteligência apurará aos extremos
a crueldade, a astúcia e a estupidez. Por meio da astúcia se farão eles engenhosos,
porque o engenho não passa da astúcia aplicada à mecânica. E à força de engenho
submeterão todos os outros animais, e edificarão cidades, e esfuracarão montanhas,
e rasgarão istmos, destruirão florestas, captarão fluidos ambientes, domesticarão
as ondas hertzianas, descobrirão os raios cósmicos, devassarão o fundo dos mares,
roerão as entranhas da terra...
Gabriel estremeceu. Apavorou-o a força
futura da inteligência nascente; mas Jeová sorriu, e quando Jeová sorria Gabriel
serenava.
— Nada receies. Essa inteligência
terá alguns atributos da minha, como o carvão os tem do diamante, mas estará para
a minha como o carvão está para o diamante. A fraqueza dela provirá da sua jaça
de origem. Inteligência sem memória, inteligência de chimpanzé, o homem esquecerá
sempre. Esquecerá o que ensinei aos seus precursores peludos e esquecerá de colher
a boa lição da experiência nova.
“Seu engenho criará engenhosíssimas
armas de alto poder destrutivo — e empolgados pelo ódio se estraçalharão uns aos
outros em nome de pátrias, por meio de lutas tremendas a que chamarão guerras, vestidos
macacalmente, ao som de músicas, tambores e cornetas — esquecidos de que não criei
nem ódio, nem corneta, nem pátria.
“E transporão mares, e perfurarão
montes, e voarão pelo espaço, e rodarão sobre trilhos na vertigem louca de vencer
as distâncias e chegar depressa — esquecidos de que eu não criei a pressa nem o
trilho.
“E viverão em guerra aberta com os
animais, escravizando-os e matando-os pelo puro prazer de matar — esquecidos de
que eu não criei o prazer de matar por matar.
“E inventarão alfabetos e línguas
numerosas, e disputarão sem tréguas sobre gramática, e quanto mais gramáticas possuírem
menos se entenderão. E se entenderão de tal modo imperfeito que aclamarão o messias
do entendimento geral um doutor Zamenhoff...”
— Já sei! Um que proporá a supressão
das línguas.
— Não! Apenas o criador de mais uma.
E eles elaborarão ciências e excogitarão toda a mecânica das coisas, adivinhando
o átomo e o planeta invisível, e saberão tudo — menos o segredo da vida.
“E um Pascal, muito cotado entre eles,
dará murros na cabeça, na tortura de compreender os xx supremos — e os homens admirarão
grandemente esses murros.
“E criarão artes numerosas, e terão
sumos artistas e jamais alcançarão a única arte que implantei no Éden — a arte de
ser biologicamente feliz.
“E organizarão o parasitismo na própria
espécie, e enfeitar-se-ão de vícios e virtudes igualmente antinaturais. E inventarão
o Orgulho, a Avareza, a Má-Fé, a Hipocrisia, a Gula, a Luxúria, o Patriotismo, o
Sentimentalismo, o Filantropismo, a Colocação dos Pronomes — esquecidos de que eu
não criei nada disso e só o que eu criei é.
“E em virtude de tais e tais macacalidades,
a inteligência do homem não conseguirá nunca resolver nenhum dos problemas elementares
da vida, em contraste com os outros seres, que os terão a todos solvidos de maneira
felicíssima.
“Não saberá comer; e ao lado das minhas
abelhas, de tão sábio regime alimentar — sábio porque por mim prescrito —, o homem
morrerá de fome ou indigestão, ou definhará achacoso em consequência de erros ou
vícios dietéticos.
“Não saberá morar — e ao lado das
minhas aranhas, tão felizes na casa que lhes ensinei, habitarão ascorosas espeluncas
sem luz, ou palácios.
“Não resolverá o problema da vida
em sociedade, e experimentará mil soluções, errando em todas. E revoluções tremendas
agitarão de espaço em espaço os homens no desespero de destruir o parasitismo criado
pela inteligência — e as novas formas de equilíbrio surgidas afirmar-se-ão com os
mesmos vícios das velhas formas destruídas. E o homem olhará com inveja para os
meus animaizinhos gregários, que são felizes porque seguem a minha lei sapientíssima.
“E não solverá o problema do governo;
e mais formas de governo invente, mais sofrerá sob elas — esquecido de que não criei governo. E criará o Estado, monstro de maxilas
leoninas, por meio do qual a minoria astuta parasitará cruelmente a maioria estúpida.
E a fim de manter nédio e forte esse monstro, os sábios escreverão livros, os matemáticos
organizarão estatísticas, os generais armarão exércitos, os juízes erguerão cadafalsos,
os estadistas estabelecerão fronteiras, os pedagogos atiçarão patriotismos, os reis
deflagrarão guerras tremendas e os poetas cantarão os heróis da chacina — para que
jamais a guerra cesse de ser uma permanente.
“Queres ver ao vivo, Gabriel, o que
vai ser a chimpanzeização do mundo? Corre essa cortina do futuro e espia por um
momento a humanidade.”
Gabriel correu a cortina do futuro
e espiou. E viu sobre a crosta da terra uma certa poeira movediça. Mas, ansioso
de detalhes, Gabriel microscopou e distinguiu uma dolorosa caravana de chimpanzés
pelados, em atropelada marcha para o desconhecido.
Miserável rebanho! Uns grandes, outros
pequenos; estes louros, aqueles negríssimos — nada que recordasse a perfeição somática
dos outros viventes, tão iguaizinhos dentro do tipo de cada espécie. Que feia variedade!
Ao lado do Apolo, o torto, o capenga, o cambaio, o corcovado, o corcunda, o raquítico,
o trôpego, o careteante, o zanaga, o zarolho, o careca, o manco, o cego, o tonto,
o surdo, o espingolado, o nanico... Caricaturas móveis, com os mais grotescos disparates
nas feições, era impossível apanhar-lhes de pronto o tipo-padrão. E Gabriel evocou
mentalmente a linda coisa que é um desfile de abelhas ou pinguins, no qual não há
um só indivíduo que destoe do padrão comum.
Da manada humana subia um rumor confuso.
Gabriel desencerrou os ouvidos e pôde distinguir sons para ele inéditos: tosse,
espirros, escarradelas, fungos, borborigmos, ronqueira asmática, gemidos nevrálgicos,
ralhos, palavrões de insulto, blasfêmias, gargalhadas, guinchos de inveja, rilhar
de dentes, bufos de cólera, gritos histéricos...
Depois observou que à frente das multidões
caminhavam seres de escol, semideuses lantejoulantes, vestidos fantasiosamente,
pingentados de cristaizinhos embutidos em engastes metálicos, com penas de aves
na cabeça, cordões e fitas, crachás e miçangas...
— Quem são?
— Os chefes, os magnatas, os reis:
os condutores de povos. Conduzem-nos... não sabem para onde.
E viu, entremeio à multidão, homens
armados, tangendo o triste rebanho a golpes de espada ou vergalho. E viu uns homens
de toga negra que liam papéis e davam sentenças, fazendo pendurar de forcas miseráveis
criaturas, e a outras cortar a cabeça, e a outras lançar em ergástulos para o apodrecimento
em vida. E viu homens a cavalo, carnavalescamente vestidos, empenachados de plumas,
que arregimentavam as massas, armavam-nas e atiravam-nas umas contra as outras.
E viu que depois de tremenda carnificina um grupo abandonava o campo em desordem,
e outro, atolado em sangue e em carne gemebunda, cantava o triunfo num delírio orgíaco,
ao som de músicas marciais. E viu que os homens de penacho organizadores das chacinas
eram tidos em elevadíssima conta. Todos os aplaudiam, delirantes, e os carregavam
em charolas de apoteose. E viu que a multidão caminhava sempre inquieta e em guarda,
porque o irmão roubava o irmão, e o filho matava o pai, e o amigo enganava o amigo,
e todos se maldiziam e se caluniavam, e se detestavam e jamais se compreendiam...
Horrorizado, Gabriel cerrou a cortina
do futuro e disse ao Criador:
— Se vai ser assim, cortemos pela
raiz tanto mal vindouro. Um chimpanzé a menos no Paraíso e estará evitado o desastre.
— Não! — respondeu o Criador. — Tenho
um rival: o Acaso. Ele criou o homem, provocando a lesão desse macaco, e quero agora
ver até a que extremos se desenvolverá essa criatura aberrante e alheia aos meus
planos.
Gabriel piscou por uns momentos (catorze
vezes ao certo), desnorteado pela expressão “quero ver” jamais caída dos lábios
do Senhor. Haveria porventura algo fechado, ou obscuro, à presciência divina?
E Gabriel ousou interpelar Jeová.
— Não sois, então, Senhor, a Presciência
Absoluta?
Jeová franziu os sobrolhos terríveis
e murmurou apenas:
— Eu Sou, e se Sou, Sou também O que
se não interpela.
Gabriel encolheu-se como fulminado
pelo raio e sumiu-se da presença do Eterno com pretexto de uma vista de olhos pelo
Éden.
Linda tarde! O sol moribundo chapeava
debruns de cobre nos gigantescos samambaiuçus, a cuja sombra dormitavam megatérios
de focinhos metidos entre as patorras.
As arqueopterix desajeitadonas chocavam na areia seus grandes ovos.
Um urso das cavernas catava as pulgas
da companheira com a minuciosa atenção dum entomologista apaixonado, e de longe
vinham urros de estegossauros perseguidos por mutucões venenosos.
Ao fundo dum vale de avencas viçosas
como bambus, dois labirintodontes amavam-se em silencioso e pacato idílio, não longe
de um leão fulvo que comia a carne fumegante da gazela caçada.
Aves gorjeavam amores nos ramos; serpes
monstruosas magnetizavam monstruosas rãs; flores carnívoras abriam a goela das corolas
para a apanha de animaizinhos incautos.
Paz. Paz absoluta. Felicidade absoluta.
A Vida comia a Vida e a Vida amava para que não se extinguisse a Vida — tudo rigorosamente
de acordo com a senha divina.
Só Adão, o macaco lesado, discrepava,
piscando os olhinhos vivos, como a ruminar certa ideia.
Gabriel parou perto dele e deixou-se
ficar a observá-lo. Viu que Adão, de olhos ferrados numa toca de onça, raciocinava: “Ela sai e eu entro, e fecho
a porta com uma pedra, e a casa fica sendo minha...”.
Eva, a macaca ilesa, permanecia muda
ao lado, embevecida no macho pensante. Não o compreendia — não o compreenderia nunca!
—, mas admirava-o, imitava-o e obedecia-lhe
passivamente.
Nisto, a onça deixou o antro e foi
tocaiar uma veadinha.
— Acompanhe-me! — disse Adão à companheira,
e ambos precipitaram - se para a toca da onça, cuja entrada fecharam por dentro
com uma grande pedra roliça. E ficaram donos.
Gabriel, que acompanhara toda aquela
maromba, acendeu um cigarro de papiro, baforou para o céu três fumaças e murmurou:
— Ele já é inteligência. Ela não passa
de imitação. É lógico: só ele foi lesado no cérebro; mas vão ver que Eva, a instintiva,
ainda acabará fingindo-se lesada...
E o primeiro difamador da mulher foi
jogar sua partida de gamão com o Todo-Poderoso.
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Pesquisa e adequação ortográfica: Iba Mendes (2018)
Pesquisa e adequação ortográfica: Iba Mendes (2018)
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