9/29/2019

Visconde de Taunay: resumo biográfico


Visconde de Taunay: resumo biográfico

Formou-se Taunay bacharel em Letras peio Imperial Colégio de Pedro II, e em Ciências Físicas e Matemática pela antiga Escola Central, onde doutoravam os engenheiros militares.

Tomou parte na expedição que se destinou a repelir invasores da província de Mato Grosso, sendo obrigado a retirar-se de Laguna pela abominável cavalaria antagonista, episódio sobre o qual o Visconde de Taunay escreveu uma preciosa e vultuosa obra em francês, sob o título "La Retraite de Laguna", livro que todos os brasileiros deveriam ler. Voltou ele à Guerra do Paraguai com o quartel-general do Imperador D. Pedro II, tomando parte na Batalha Rio Grande.

Sempre lutando em benefícios do progresso do Brasil, Taunay, que já fora deputado por Mato Grosso, simpatizado pelo povo catarinense, foi eleito presidente de Santa Catarina, governando-a com extremo brilhantismo, sendo ainda eleito a Senador pela mesma província, deixando então o serviço do exército com o posto de major.

Enveredou-se, depois, pelo mundo das letras, o que mais elevou seu nome, por haver páginas clássicas, tais como, alem de Retirada da Laguna, Inocência, Céus e Terras do Brasil, Mocidade de Trajano, No Declínio etc., e mais algumas traduções.

Enfim, Alfredo D'Escragnolle de Taunay, foi, na política, um homem ilustre, um herói; na tribuna, um gigante que se conservou sempre ereto; no romantismo um edificador, deixando, deixando suas plenas páginas ilustradas de virtudes, os gestos de sua pátria.

Morreu o Visconde de Taunay repentinamente, atacado por tumor maligno, aos 55 anos de idade.

---
"À Noite", 6 de março de 1943.
Pesquisa e adequação ortográfica: Iba Mendes (2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestão, críticas e outras coisas...